Objetivo:
Capacitar o aluno a descrever o comportamento de processos de vários tipos de domínios e a modelar e simular em plataforma de software acadêmica e industrial esses processos.
Ementa:
Modelagem fenomenológica.
Modelagem por função de transferência e espaço de estado.
Modelagem e simulação de processos dinâmicos, linearização.
Métodos de simulação analítica e numérica.
Modelos de instrumentação.
Atividades práticas usando simuladores computacionais.
Bibliografia complementar às aulas (além daquelas apresentadas no Plano de Ensino da Disciplina:
1) Modelagem da dinâmica de sistemas e estudo da resposta / Luiz Carlos Felício – Segunda Edição – São Carlos: RiMa, 2010.
2) Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos/ Antonio Carlos Zambroni de Souza e Carlos Alberto Murari Pinheiro - Rio de Janeiro: Interciência, 2008
3) Modelagem matemática de processos diversos/ Antonio Ivan Ruiz Chaveco (Organizador) - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2018
Expressão gráfica é uma linguagem que permite representar ideias, conceitos ou o pensamento para o papel ou computador com a finalidade de facilitar a comunicação entre interlocutores.
Nessa disciplina, representaremos ideias, conceitos e processos de maneira gráfica tendo como objetivo principal manter a clareza do que se deseja comunicar.
O objetivo da disciplina NÃO é ser um treinamento em qualquer ferramenta computacional de desenho, como por exemplo o Autocad, Blender ou 3DStudio.
Objetivo:
O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade.
Ementa:
O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade