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Objetivo:

       O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade.

Ementa:

     O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade

Carga Horária: AT(30) AP(30) T(60)

Pré-requisito: Estar cursando o 3o período em diante.

Ementa:

>> O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital.

>> O computador como ferramenta de construção do conhecimento.

>> Histórico da informática na educação.

>> Os tipos de ambientes educacionais baseados em computador.

>> As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação.

>> Informática na educação especial, na educação à distância e no aprendizado cooperativo.

EMENTA
Estratégias Algorítmicas de Resolução de Problemas. Projeto Orientado a Objetos. Conceitos de Padrões de Projeto e Uso de APIs. Ambientes Integrados de Desenvolvimento e de Prototipação. Atividades de laboratório.

OBJETIVOS
Desenvolver, no aluno, a capacidade de criar, projetar e executar soluções computacionais e apresentá-las por meio de linguagem apropriada (UML e uma linguagem de programação).

O aluno deverá ser capaz de apresentar soluções computacionais que empreguem técnicas de Orientação a Objetos a alguns problemas de Engenharia.

LIVRO TEXTO: C How to Program - Deitel

Apresentar ao aluno as principais estruturas de dados utilizadas em programação, suas características, representações, aplicações e implementação numa linguagem de programação. Apresentar também os algoritmos associados para manipulação e recuperação da informação armazenada.

Neste curso você aprenderá a implementar e utilizar as seguintes estruturas de informação:

  • Pilhas
  • Filas
  • Listas
  • Árvore
  • Grafos
  • Tabela Hash

OBJETIVOS
Discutir os conceitos fundamentais, metodologias, técnicas e ferramentas de inteligência artificial, de maneira que permita o aluno compreender as classes de problemas que possam ser solucionados por meio de implementações computacionais das técnicas envolvidas.


EMENTA:
* Definição de Inteligência Artificial;

* Histórico e paradigmas;

* Resolução de problemas;

* Estratégias de pesquisa em espaços de estados;

* Conhecimento e raciocínio;

* Elaboração de planos de conhecimento incerto e raciocínio;

* Fundamentos de computação natural;

* Aprendizado;

* Aplicações;

* Atividades de laboratório.

Objetivos:

* Aplicar a tecnologia da informação para o aprimoramento do exercício profissional.
* Aprender métodos de especificação de ferramentas de tecnologia de informação para uso profissional.

EMENTA:

Tecnologia e realidade virtual. Endereços eletrônicos em educação física e esporte. EFE na internet. Conceitos, métodos, técnicas, padrões e ferramentas que permitam um gerenciamento mais eficaz e competitivo da tecnologia da informação, num contexto atual e alinhado aos objetivos de cada organização, são os objetivos específicos do curso.