Skip available courses

Available courses

Objetivo:

Capacitar o aluno a descrever o comportamento de processos de vários tipos de domínios  e a modelar e simular em plataforma de software acadêmica e industrial esses processos.

Ementa:

Modelagem fenomenológica.

Modelagem por função de transferência e espaço de estado.

Modelagem e simulação de processos dinâmicos, linearização.

Métodos de simulação analítica e numérica.

Modelos de instrumentação.

Atividades práticas usando simuladores computacionais. 

Bibliografia complementar às aulas (além daquelas apresentadas no Plano de Ensino da Disciplina:

1) Modelagem da dinâmica de sistemas e estudo da resposta / Luiz Carlos Felício – Segunda Edição – São Carlos: RiMa, 2010.

2) Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos/ Antonio Carlos Zambroni de Souza e Carlos Alberto Murari Pinheiro - Rio de Janeiro: Interciência, 2008

3) Modelagem matemática de processos diversos/ Antonio Ivan Ruiz Chaveco (Organizador) - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2018 

Expressão gráfica é uma linguagem que permite representar ideias, conceitos ou o pensamento para o papel ou computador com a finalidade de facilitar a comunicação entre interlocutores.

Nessa disciplina, representaremos ideias, conceitos e processos de maneira gráfica tendo como objetivo principal manter a clareza do que se deseja comunicar.  

O objetivo da disciplina NÃO é ser um treinamento em qualquer ferramenta computacional de desenho, como por exemplo o Autocad, Blender ou 3DStudio.

Objetivo:

       O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade.

Ementa:

     O aluno deverá ser capaz de descrever o campo da Engenharia no que se refere à identificação das necessidades e demandas da sociedade que impliquem em ações do engenheiro. O aluno também deverá ser capaz de discutir de maneira crítica qual o papel da engenharia na sociedade