O curso
Engenharia Eletrônica
O que é este curso e como ele é desenvolvido:
O Curso de Engenharia Eletrônica é um dos mais conceituados e tradicionais cursos dessa modalidade no Estado do Paraná. Trata-se de um curso que proporciona aos graduandos sólida formação nas áreas de matemática e física, sólida formação nas disciplinas básicas profissionalizantes, atividades intensivas de laboratório, seis áreas de conhecimento dentro da grande área de elétrica/eletrônica, disciplinas optativas de vanguarda, Estágio Curricular Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso diferenciado onde o aluno realmente implementa um produto de hardware ou software. No decorrer do Curso, as diferentes atividades acadêmicas enfatizam a formação empreendedora, atendendo às recentes demandas de mercado. O número atual de matriculados no Curso é de aproximadamente 500 alunos.
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:
- Elaborar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento, integração de sistemas, ensino e consultoria, entre outras.
- Eletrônica Digital;
- Eletrônica Analógica;
- Eletrônica de Potência;
- Telecomunicações;
- Automação Industrial e Controle;
- Engenharia de Software e Informática;
- Instrumentação;
- Controle de Qualidade e Confiabilidade e Engenharia Biomédica.
Duração do curso:
05 anos
Regime:
Semestral
Diploma:
O egresso do curso receberá o Diploma de Engenheiro, sendo registrado no CREA com o título de ENGENHEIRO ELETRICISTA e atribuições nas áreas de eletrônica, automação, telecomunicações e computação
Reconhecimento do Curso (MEC):
Currículo Pleno de acordo com a Resolução nº 48/76-CFE, de 27/04/76, e nº 04/77-CFE, de 09/03/77, para o Curso de Engenharia, Habilitação em Engenharia Eletrônica.
Reconhecimento Parecer n.o 475/82-CFE, de 03/09/82, e homologado pela Portaria nº 424/82-MEC, de 11/10/82, e com reformulação aceita pelo Parecer nº 70/86-CFE, de 27/01/86.
Conceito:Org. Did. Pedag.=Cond. muito boas (CMB); Corpo Doc.=Cond. Boas (CB); Instal.=Cond. Boas (CB). O Curso obteve 5 conceitos A e um conceito B.
Coordenação:
Coordenador: Robinson Vida Noronha
E-Mail: vida@utfpr.edu.br
Telefone: 0 XX (41) 3310-4621
Fax: 0 XX (00) 0000-0000
Disciplinas
Disciplinas / Unidades Curriculares | Carga Horária |
|
1º PERÍODO | ||
Comunicação Oral e Escrita | 30 | |
Física 1 | 75 | |
Fundamentos de Programação 1 | 90 | |
Cálculo Diferencial e Integral 1 | 90 | |
Matemática 1 | 90 | |
Química | 90 | |
SUBTOTAL | 465 | |
2º PERÍODO | ||
Atividades Complementares | 180 | |
Comunicação Gráfica | 60 | |
Física 2 | 75 | |
Física 3 | 75 | |
Fundamentos de Programação 2 | 60 | |
Cálculo Diferencial e Integral 2 | 60 | |
SUBTOTAL | 510 | |
3º PERÍODO | ||
Eletricidade | 75 | |
Física 4 | 60 | |
Estrutura de Dados 1 | 45 | |
Cálculo Diferencial e Integral 3 | 60 | |
Matemática 2 | 60 | |
Cálculo Numérico | 60 | |
Probabilidade e Estatística | 60 | |
SUBTOTAL | 420 | |
4º PERÍODO | ||
Eletromagnetismo | 60 | |
Materiais e Dispositivos | 30 | |
Circuitos Elétricos | 75 | |
Metrologia Elétrica | 60 | |
Mecânica Geral 1 | 60 | |
Fenômenos de Transporte 1 | 30 | |
Cálculo Diferencial e Integral 4 | 60 | |
SUBTOTAL | 375 | |
5º PERÍODO | ||
Circuitos Digitais | 90 | |
Propagação de Ondas e Guias | 60 | |
Sinais e Sistemas | 60 | |
Eletrônica Básica | 120 | |
Sensores e Atuadores | 60 | |
Mecânica Geral 2 | 60 | |
SUBTOTAL | 450 | |
6º PERÍODO | ||
Microcontroladores | 90 | |
Linhas de Transmissão e Antenas | 60 | |
Arquitetura e Organização de Computadores | 60 | |
Processamento Digital de Sinais | 60 | |
Amplificadores | 120 | |
Controle 1 | 60 | |
SUBTOTAL | 450 | |
7º PERÍODO | ||
Fundamentos de Comunicações | 90 | |
Engenharia do Produto | 60 | |
Semicondutores de Potência | 90 | |
Controle 2 | 60 | |
Economia | 30 | |
Sistemas Operacionais | 60 | |
SUBTOTAL | 390 | |
8º PERÍODO | ||
Estágio Supervisionado | 360 | |
Lógica Reconfigurável | 60 | |
Comunicações Digitais | 90 | |
Trabalho de Conclusão de Curso 1 | 60 | |
Princípios de Engenharia Biomédica | 30 | |
Sistemas Embarcados | 60 | |
Controle Supervisório | 60 | |
SUBTOTAL | 720 | |
9º PERÍODO | ||
Empreendedorismo | 30 | |
Redes de Computadores 1 | 60 | |
SUBTOTAL | 90 | |
10º PERÍODO | ||
Trabalho de Conclusão de Curso 2 | 60 | |
Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos | 30 | |
SUBTOTAL | 90 | |
Total de Carga Horária Obrigatória | 3 960 | |
Total de Optativas | 420 | |
Carga Horária Total do Curso | 4 380 | |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
||
Robótica Móvel | 45 | |
Programação Matemática | 60 | |
Controle Inteligente | 60 | |
Controle 3 | 60 | |
Controle 4 | 60 | |
Introdução à Robótica | 60 | |
Controle de Eventos Discretos | 72 | |
Comunicações Ópticas | 60 | |
Processamento da Informação | 60 | |
Tópicos em Comunicações | 60 | |
Sistemas de Comunicação 1 | 60 | |
Sistemas de Comunicação 2 | 60 | |
Comunicações Sem Fio | 60 | |
TV Digital | 60 | |
Gestão da Qualidade | 60 | |
Gestão de Projetos Tecnológicos | 60 | |
Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação | 60 | |
Confiabilidade | 60 | |
Bioengenharia | 60 | |
Engenharia Médica | 60 | |
Engenharia Clínica | 60 | |
Fisiologia Quantitativa para Engenharia | 60 | |
Laboratório de Processamento Digital de Sinais | 60 | |
Introdução à Microeletrônica | 60 | |
Lógica Programável e VHDL | 60 | |
Fabricação Eletrônica | 45 | |
Fabricação Eletrônica | 60 | |
Gestão da Produção | 30 | |
Gestão Financeira | 30 | |
Sistemas Inteligentes 1 | 60 | |
Processamento Digital de Imagens | 60 | |
DISCIPLINAS OPTATIVASEM CIÊNCIAS AMBIENTAIS | ||
Ciências do Ambiente | 30 | |
Ecologia | 30 | |
Educação Ambiental | 30 | |
Energia e Meio Ambiente | 30 | |
DISCIPLINAS OPTATIVAS EM HUMANIDADES | ||
Filosofia da Ciência e da Tecnologia | 30 | |
Fundamentos da Ética | 30 | |
Liderança e Gerenciamento | 30 | |
Relações Humanas | 30 | |
A Presença Africana no Brasil: Tecnologia e Trabalho | 30 | |
História da Técnica e da Tecnologia | 30 | |
Sociedade e Política no Brasil | 30 | |
Tópicos em Ciências Humanas | 30 | |
Tecnologia e Sociedade | 30 |
Sistema de Avaliação
A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.
Atividades Complementares
Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.
Estágio Curricular Obrigatório
O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.